Aplicações que facilitam o seu trabalho

Calendário em papel cheio de anotações de um lado, agenda cheia de marcações e frases riscadas do outro e um número sem fim de post its a adornarem todos os cantos da secretária. Este é o cenário caótico com que lidamos quase diariamente, mas e se lhe dissermos que nem tudo tem de ser assim tão confuso?

Desde há alguns anos que cada vez mais empresas tecnológicas têm tentado criar soluções para facilitar os nossos dias. Longe vai o tempo em que as agendas de papel eram o único recurso para marcar reuniões e onde tudo era feito através de vinte formulários em papel. Felizmente, as aplicações têm vindo a salvar-nos e muitas vezes chegam até a tornar-nos mais produtivos no dia a dia.

Se quer acabar com o caos da secretária e não sabe quais as melhores aplicações para o ajudarem a ser mais produtivo, deixamos algumas sugestões que vão tornar o trabalho muito mais apelativo e eficaz.

Headspace

Todos já passamos por um momento de tensão em pleno escritório. Seja porque tivemos de ouvir uma repreensão do chefe ou porque há prazos para cumprir e o tempo parece não ser suficiente. Nestas situações, o Headspace pode ser fundamental, basta abrir a aplicação e iniciar uma meditação com cinco ou dez minutos, que pode fazer durante a pausa para o café ou almoço para ajudar a acalmar a mente.

Pocket

Se precisar de estar sempre atento ao que se passa no mundo, o Pocket vai tornar-se no seu melhor amigo. Esta aplicação permite-lhe guardar publicações seja de revistas, jornais ou até mesmo de blogues que pode ir lendo no caminho para o escritório, independentemente de ter ou não internet disponível. Assim, pode rentabilizar o seu trabalho e começar a preparar-se ainda antes de chegar.

Trello

O Trello é a solução perfeita para acabar com os inúmeros post it’s que tem na secretária. Graças a esta aplicação, pode criar quadros virtuais para afixar tudo o que tem para fazer ao longo do dia, da semana ou até do mês. Pode até ser uma boa estratégia para quem trabalha em equipa, já que permite designar tarefas e atribuí-las a cada pessoa da sua lista de contactos, que recebe uma notificação alertando-a do que tem para fazer.

Slack

Um pouco à semelhança do Trello, o Slack é uma excelente ferramenta para quem trabalha em equipa. Se precisa de se manter afastado do Facebook para evitar perder-se em publicações com gatos ou cães bebés mas ter de conseguir comunicar com os seus colegas, no Slack pode criar canais para falar com todas as pessoas da empresa ou criar conversas fechadas para trocar mensagens privadas.

Hours

Os freelancers tendem a perder a noção do número de horas que passam a trabalhar e, para isso, o Hours pode tornar-se numa das ferramentas indispensáveis do seu dia a dia. Esta aplicação funciona discretamente num dos cantos do computador e contabiliza o tempo que passa a trabalhar num determinado projeto. Ao final do dia, pode ajustar a sua produtividade consoante os objetivos a cumprir.

Spotify

Não faltam estudos que confirmam como a música pode ser um estímulo ao trabalho diário. Para manter o foco, nada melhor do que o Spotify que tem várias playlists pré-definidas especificamente para momentos em que precisa de se focar, seja para trabalhar ou estudar para algum projeto. Se preferir, pode criar a sua própria playlist ou simplesmente deixar alguns dos seus discos favoritos a tocar como plano de fundo.

Share

Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *