Deixa-nos mais felizes, mais atentos e mais focados nas tarefas que temos pela frente ao longo do dia.

A música está presente em quase todos os momentos da nossa vida. É fácil identificar um momento especial lembrando-se de uma canção, seja o dia em que deu o primeiro beijo, o dia em que concluiu os estudos, o disco que lhe fez companhia durante a sua primeira viagem a solo ou aqueles primeiros acordes de guitarra que ouviu quando saiu bem-sucedido de uma entrevista de emprego.

O impacto da música é tal que há quem diga que não se consegue concentrar sem estar a escutar alguma coisa. Muitos estudantes garantem que é assim que passam nos exames e há quem não faça desporto sem levar os seus auriculares. Até mesmo no trabalho, a música parece ser a melhor forma de nos mantermos concentrados e focados nas tarefas a cumprir. A verdade é que não faltam estudos que comprovam isso mesmo. A música, efetivamente, aumenta a nossa produtividade enquanto estamos a trabalhar.

Desde os anos 50 que os especialistas falam acerca dos benefícios da música para o cérebro, e em outubro de 2018, um estudo divulgado no Psych Center, um dos maiores recursos online sobre questões ligadas à saúde mental, revelou que ouvir música atenua problemas como o stress ou a ansiedade, que podem ter um efeito negativo na produtividade.

Existe ainda uma área de estudos, a neuromusicologia, que explora de que forma o cérebro reage à música. Segundo os especialistas, a música entra no nosso ouvido e ativa diferentes partes do nosso cérebro, usadas para diversas outras funções cognitivas. Logo, aumentando a produtividade.

Não basta simplesmente agarrar nos seus auscultadores. Estudos comprovam como as letras das canções podem afetar a concentração, principalmente em tarefas que requerem maior foco.

Por isso, e tal como descreve o estudo de 2006 publicado pelo “Journal of Ergonomics”, o ideal é que tenha sempre algum tipo de música de fundo ou até mesmo um som como a queda da chuva.

Share

Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *