Chegar a uma ideia brilhante não é fácil e requer alguma gestão, mas ninguém disse que era impossível.

Na véspera de um espetáculo onde é preciso preparar um cenário em menos de cinco horas ou no momento em que tem de preparar um pitch para apresentar a um cliente há sempre um momento fundamental para a equipa: o brainstorming.

Este é o momento em que todos os responsáveis pelo projeto em questão trocam ideias, discutem opções, equacionam hipóteses para, no final, chegarem à ideia vencedora. Não é um momento fácil, é certo, mas fundamental em qualquer situação.

Seja em equipa ou sozinho, existem várias formas de fazer um brainstorming que não implicam simplesmente ouvir várias pessoas a falarem ao mesmo tempo. Deixamos-lhe algumas técnicas para que possa conseguir chegar à ideia ideal sem, pelo meio, perder totalmente a cabeça ou o rumo ao projeto final.

Criar um storyboard

Fazer um storyboard ou um moodboard dá a toda equipa ou ao gestor do projeto uma visão de tudo o que este envolve. Ao desenvolver uma história visual, todos podem contribuir com as suas ideias e verem o projeto de uma forma mais clara para juntos conseguirem chegar à melhor solução.

Anotar ideias soltas

Os post-it’s podem tornar-se nos seus melhores amigos, assim como a ferramenta de notas do seu telemóvel. Uma ideia pode surgir num momento inesperado e, se tiver onde a anotar, facilmente a poderá desenvolver mais tarde ou, quem sabe, apresentar numa próxima reunião. Usando post it’s, pode até mesmo juntá-los ao quadro já criado pela equipa. Quem sabe se não encaixa na perfeição no mood definido para o projeto?

Fazer Mind Mapping

É uma das ferramentas mais utilizadas nos dias de hoje para organizar dados mas as ferramentas de mind mapping podem também ser úteis para organizar ideias. Pode até mesmo criar um mapa à sua medida, sem usar ferramentas já existentes, basta começar com o esquema onde o projeto em questão é a base. Depois é juntar termos associados ao mesmo para, depois, criar uma segunda fase onde existe um problema e os vários passos para o conseguir solucionar.

Apostar na concentração

Tirar alguns minutos para desligar completamente da confusão do escritório e concentrar-se poderá ser a melhor forma de ter um momento de brainstorming. Afaste-se da confusão, medite durante alguns minutos e, por fim, deixe as ideias fluírem, focando-se apenas no projeto em questão.

Desenhar

Lembra-se do Pictionary, onde uma pessoa desenhava uma imagem e todos tinham de adivinhar a que correspondia? É mais ou menos assim que deve funcionar uma reunião de brainstorming onde todos desenham um conceito que associem ao projeto em questão. O auxílio visual, tal como no storyboard, ajuda a desenvolver a ideia e a criar novos tópicos de discussão que ajudam a chegar a um conceito e a uma solução.

Seguir o método SWOT

É uma ferramenta muito utilizada por empreendedores a começar novos projetos. S de Strenghts (pontos fortes), W de Weaknesses (pontos fracos), O de Opportunities (oportunidades) e T de Threats (ameaças), este ponto de partida pode ser uma boa opção para criar um pitch para um projeto. Ao olhar para os pontos fortes e fracos, para as oportunidades e para as ameaças de um projeto, será mais fácil chegar a uma ideia que não falhe em qualquer cenário.

 

Share

Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *