Se as agendas tradicionais não servem para si, crie um modelo personalizado e adaptado ao seu dia a dia.

O início do ano marca também o primeiro dia em que começa a apontar todos os compromissos que tem pela frente durante os próximos 12 meses na sua agenda. Se ainda não se rendeu ao digital, o mais natural é que continue a comprar um dos milhares de modelos que começam a surgir nas lojas nos últimos meses do ano.

Para as pessoas criativas e que gostam de ter toda a sua vida organizada e a um folhear de páginas de distância existe a solução ideal: um bullet journal — ou BuJo, para os amigos. Este método, criado por Ryder Carroll, surgiu com a necessidade desde designer digital em manter o foco e a tornar-se mais produtivo. Passou anos a experimentar diversos métodos e depois de várias tentativas falhadas chegou ao bullet journal.

Nos últimos anos há cada vez mais fãs de bullet journals e a comunidade tende a crescer. De criativos às donas de casa, o bullet journal pode-se tornar na solução para os seus problemas e, na realidade, começar é tão simples quando sentar-se a uma secretária e começar a escrever.

De que precisa?

Para começar um bullet journal basta ter um caderno e uma caneta. Tão simples quanto isto. Ryder Carroll recomenda que utilize um caderno pontilhado ou até mesmo quadriculado.

Se quiser tornar-se criativo com o sue bullet journal, o melhor é usar também um lápis e uma borracha para ir desenhando, criando grelhas, calendários, e adaptando o diário à sua vida.

Quais são as regras?

Na verdade, a ideia de um bullet journal é que não existam regras. Cada diário é um diário e deve ser adaptado consoante as necessidades do seu dono. Se quiser deixar páginas em branco para fazer rabiscos e pequenos desenhos, deixe.

Há apenas duas coisas que não podem faltar: o índice e um código que deve seguir e que tem alguns símbolos base para marcar as suas tarefas da melhor forma possível. Para saber como começar, veja o vídeo que Ryder Carroll fez para o seu canal de YouTube onde encontra todas as instruções que precisa para começar.

Quanto tempo tenho de dedicar ao bullet journal?

Tudo depende de como quiser manter o seu diário. Caso queira algo mais criativo — existem centenas de tutoriais no YouTube que pode ver para se inspirar — talvez seja preciso passar algum tempo a preparar as páginas para cada mês.

Como não existem regras, pode também optar por simplesmente manter o seu bullet journal o mais simples possível e ir criando novas páginas à medida que vai avançando. Nunca se esqueça é de ir sempre apontando o número da página e descrição no índice, para conseguir encontrar facilmente o que precisa.

Tenho de andar sempre com ele?

Idealmente, sim. O bullet journal é como que a sua agenda diária, o sítio onde escreve ideias que surjam de relance, onde aponta como se sente e até se pode tornar numa cábula que leva consigo para reuniões de trabalho, se assim entender.

Que páginas devo ter?

Além do índice, não existem páginas obrigatórias, mas a maioria dos criadores aconselha que tenha, pelo menos, uma página onde tenha o calendário do ano em que está, onde marca alguns dos eventos mais importantes como aniversários, feriados e as férias de trabalho.

Depois disso, é só organizar as páginas como preferir. Há quem utilize o diário para apontar os dias em que faz exercício, meditação ou em que bebeu a quantidade de água necessária, quem escolha utilizá-lo para apontar os livros que quer ler ou quem escreva todos os pensamentos que tem ao longo do dia.

Share

Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *