“Estou demasiado cansado para me levantar as sete da manhã para ir correr”, “não tenho paciência para ir ao ginásio às oito da noite”, “preciso de ir buscar os miúdos à escola.” Estas são algumas das desculpas que se ouvem com mais frequência vindas de pessoas que não praticam qualquer tipo de exercício físico.

Existem cada vez mais estudos que provam como o facto de passar o dia em frente ao computador, sem fazer qualquer tipo de exercício físico, pode prejudicar a sua saúde a longo prazo. Um estudo de 2015, publicado nos “Annals of Internal Medicine”, chegou mesmo a assumir que o sedentarismo pode conduzir a graves problemas de saúde como doenças cardiovasculares e diabetes.

Mas existe uma forma de reverter esta situação e começar a fazer algum exercício físico ao longo do dia, mesmo sem ter de sair do escritório. Deixamos-lhe cinco mudanças que pode fazer na sua rotina diária de trabalho que podem fazer toda a diferença.

Vá a pé para o trabalho

Consoante a distância a que vive do seu local de trabalho e, se possível, opte por deixar o carro em casa e fazer uma caminhada tanto de manhã como ao final do dia. Além de estar a fazer algum exercício, ainda está a ajudar o ambiente. No caso de morar longe e usar transportes públicos, saia duas ou três paragens antes do destino e faça o resto do caminho a pé.

Esqueça o elevador

A não ser que trabalhe no 23.º andar do edifício, resista à tentação de chamar o elevador cada vez que tiver de subir ou descer para o escritório e use as escadas. Aproveite este momento e comece a subir de dois em dois degraus para exercitar ainda mais os músculos das pernas. Ao início não vai ser fácil, mas este processo vai tornar-se num hábito rapidamente.

Levante-se de hora a hora

Para evitar passar mais de quatro horas seguidas sentado à secretária, programe um alarme no computador ou no telemóvel para que, de hora a hora, se levante e dê uma volta pelo escritório. Vá beber um café, encher a garrafa de água, buscar um snack ou faça uma pausa e saia do escritório para apanhar algum ar, mesmo que seja apenas por cinco minutos. Assim, o seu corpo vai acabar por se movimentar mais e evita até algumas dores no pescoço e costas.

Faça da cadeira a sua melhor amiga

Se tiver uma cadeira giratória, utilize-a como instrumento para fazer alguns exercícios. Sente-se, mantenha as costas direitas, levante os pés do chão e coloque as mãos sobre a mesa. Depois, basta contrair a zona abdominal e rodar lentamente a cadeira para a esquerda e para a direita. Idealmente, repita este movimento entre dez a 15 vezes e faça-o várias vezes ao dia.

Quando se levantar faça agachamentos

Cada vez que o seu chefe o chamar, tiver de ir buscar documentos aos arquivos, tirar fotocópias ou simplesmente ir à casa de banho, aproveite para fazer cinco agachamentos. Parece estranho, mas no momento em que sai da cadeira basta colocar os pés à largura dos ombros, manter o peito para fora e fazer o movimento como se fosse voltar a sentar-se, mas sem tocar na cadeira.

Share

Comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *